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Registros recuperados : 28 | |
18. | | CAMPOS, S. K.; BARROS, G. S. de C; BACCHI, M. R. P. Fundamentos econômicos da formação do preço internacional de açucar e dos preços domésticos de açucar e etanol. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Demografia e meio rural: população, políticas públicas e desenvolvimento. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Estudos e Capacitação. |
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Registros recuperados : 28 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
29/04/2003 |
Data da última atualização: |
30/04/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
FERREIRA, C. M.; BARROS, G. S. de C. |
Afiliação: |
CARLOS MAGRI FERREIRA, CNPAF; GERALDO SANT'ANA DE CAMARGO BARROS, ESALQ. |
Título: |
Plano real: impactos sobre produção, comercialização e consumo de feijão. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 40, n. 1, p. 53-80, jan./mar. 2002. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: The real plan: impacts on the production, trade, and consumption of beans. |
Conteúdo: |
Os objetivos do presente trabalho foram estudar a produção e comercialização de feijão no Brasil, na década de 90, tendo como referencial o Plano Real, e fazer uma projeção de demanda até 2005. Foram realizados estudos sobre a produção, considerando-se épocas de colheita, distribuição geográfica e principais fluxos de distribuição. Foram também estimadas relações entre preços recebidos pelos produtores dos sete principais estados produtores e entre preços ao atacado e varejo na Cidade de São Paulo. Foram estimadas as margens de comercialização e realizados estudos econométricos, cuja metodologia básica aplicada consistiu de duas etapas, a primeira foi identificar o sentido da causalidade, ou seja, diante de algum fator ou choque, em que nível de mercado mais frequentemente se iniciam as alterações de preços, e como essas alterações são transmitidas, ou em que intensidade os níveis de mercado reagem diante dos choques de preços que podem ter origem na variação da demanda, da oferta de matéria-prima ou da oferta de insumos de comercialização; por fim, na última etapa, foi feita uma projeção de consumo. |
Palavras-Chave: |
Plano Real. |
Thesagro: |
Comercialização; Consumo; Demanda; Feijão; Produção. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/208590/1/CNPAF-2002-resr.pdf
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Marc: |
LEADER 01873naa a2200217 a 4500 001 1210818 005 2022-04-30 008 2002 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFERREIRA, C. M. 245 $aPlano real$bimpactos sobre produção, comercialização e consumo de feijão.$h[electronic resource] 260 $c2002 500 $aTítulo em inglês: The real plan: impacts on the production, trade, and consumption of beans. 520 $aOs objetivos do presente trabalho foram estudar a produção e comercialização de feijão no Brasil, na década de 90, tendo como referencial o Plano Real, e fazer uma projeção de demanda até 2005. Foram realizados estudos sobre a produção, considerando-se épocas de colheita, distribuição geográfica e principais fluxos de distribuição. Foram também estimadas relações entre preços recebidos pelos produtores dos sete principais estados produtores e entre preços ao atacado e varejo na Cidade de São Paulo. Foram estimadas as margens de comercialização e realizados estudos econométricos, cuja metodologia básica aplicada consistiu de duas etapas, a primeira foi identificar o sentido da causalidade, ou seja, diante de algum fator ou choque, em que nível de mercado mais frequentemente se iniciam as alterações de preços, e como essas alterações são transmitidas, ou em que intensidade os níveis de mercado reagem diante dos choques de preços que podem ter origem na variação da demanda, da oferta de matéria-prima ou da oferta de insumos de comercialização; por fim, na última etapa, foi feita uma projeção de consumo. 650 $aComercialização 650 $aConsumo 650 $aDemanda 650 $aFeijão 650 $aProdução 653 $aPlano Real 700 1 $aBARROS, G. S. de C. 773 $tRevista de Economia e Sociologia Rural$gv. 40, n. 1, p. 53-80, jan./mar. 2002.
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Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
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